1 – Veja na sua escola as regras
Antes de
iniciar trabalho propriamente dito, explore as possibilidades que o seu curso pode proporcionar a você. “É importante compreender os tipos de TCC antes de conquistar um diploma, estudantes universitários têm um último desafio. Ao mesmo tempo em que o TCCe a universidade que o aluno está cursando permite. O TCC pode ser um estudo de caso, um projeto experimental ou uma monografia. Pergunte a professores e ex-alunos para saber qual é o modelo de trabalho que mais se encaixa com você.

2 – Monte cronograma baseado na sua disponibilidade
O período que você dispoem para executar o seu TCC também depende das regras da instituição em que você estuda. Existem aquelas que dão 6 meses e outras um ano para o trabalho. O tempo disponivel define o tamanho do seu trabalho. Dentro do tempo previsto, divida os trabalhos de cada mês. Não feche o cronograma, mas vai ajudá-lo a ter uma base se está com o serviço adiantado ou atrasado.

3 – Escolha um professor orientador que cobre e que fique sempre na cola
Orientador de primeira é primário para não largar o estudante se perder. A escolha não deve ser definida apenas por afinidade: “O bom orientador é criterioso e está envolvido com o TCC dos seus orientandos”. É importante um orientador que permita aos alunos serem criativos. “Senão o estudante acaba virando um repetidor de vestibular e não aprende nada no TCC”.

4 – Opte por coloegas de grupo que complementem o seu trabalho
Algumas faculdades permitem que os estudantes desenvolvam o TCC em duplas ou grupos. Nunca escolha o orientador e os participantes do grupo por afinidade. “Trabalhar no desenvolvimento do TCC só com amigos pode ser um problema. Isso pode terminar com o TCC e com os amigos“,. A professora aponta que a escolha de pessoas com habilidades complementares pode ser a chave para um bom trabalho: “Se o aluno é um ótimo redator e ruim em pesquisa, você deve encontrar uma pessoa com a habilidade que está faltando

5 – Desenvolva o TCC sobre um assunto que atraia sua atenção
Na hora da
selecção do assunto, a afinidade pesa sim na hora da decisão. “A dica mais importante na escolha do tópico é: eleger um tema que vai deixá-lo entusiasmado no desenvolvimento do TCC até o final”. Também é necessário ter cautela na hora do planejamento do tema. Pensar em algo sem pé nem cabeça pode causar pipocos na hora de assentar as ideias no uso.

6 – Leia, leia e leia 
Uma é obrigatório para quem deseja ter um TCC de qualidade. “É necessário cuidar da leitura para se ter assunto. Zerar no TCC é igual a, igualmente, não ter nada a dizer” . Separe um temporada para ler sobre o assunto que será tema do TCC, como sera a abordagem do assunto (livros técnicos ajudam) e não largue de ter aproximação a outros bons trabalhos de conclusão de curso da sua instituição.

7 – Preste atenção às normas da ABNT
 A leituras que não podem faltar para alguém que está produzindo um trabalho de conclusão de curso está a das normas da ABNT. Para ir além do conteúdo normal, o formato que ele é apresentado também computa. É realçado que é bom tomar cuidado com as normas da ABNT desde o princípio: “Se o tcc for formatado no começo dentro das regras da ABNT, fica tudo mais fácil e mais simples e o stress ficará longe do seu grupo no final”.

8 – Plágio nem pensar
 É muito óbvio isso, mas muitos estudantes tentam ir pelo um atalho mais fácil: copiar TCCs (ou partes) prontos ou pedir para que alguém faça um Trabalho de Conclusão de Curso. Nos dias atuais, há vários programas utilizados por instituições que identificam qual porcentagem de cópia um trabalho tem. Copiar não tem nada haver com relação a citações. Ou seja, se você chegar a pegar um trecho de algum trabalho, é só citar a fonte.

9 – Treinar é fundamental para que sua apresentação final seja um show
Todo TCC tem uma data marcada para apresentaçâo para uma banca. É a data final do trabalho e, sem dúvida, esse dia é o principal de todo seu curso. Por isso, treine muito para a apresentação várias vezes (inclusive com a família assistindo) para aparecer ao preparado no dia da apresentação. Tenha ciência também que a comparecimento de parentes e amigos pode ampliar ou decrescer a autoconfiança do estudante. Veja e decida se é melhor convidá-los ou não.Na maioria das vezes isso pode ocasionar problemas para o aluno.

10 – Pense além da nota dez
Tirar a nota máxima é fantástico. Porém, o trabalho de conclusão de curso não se limita a um “10”. “Se o estudante perceber que na vida profissional pode ser útil os dados que levanta para um TCC, encara o tarefa com mais integridade“,. Encare o TCC como uma chance de promover o seu portfolio e de aprender para se transformar um bom profissional. “Estudantes que não fazem não aprendem a ser autores. É preciso ter no cerebro que tem que se procurar e não copiar teor para aprender”.
Um jeito de você alcançar tirar um Dez no seu tcc é utilizando o Monografis, que é uma plataforma que auxilia a fazer rapidamente e de acordo com as normas.
Para saber mais clique aqui

error: Content is protected !!